Capela de Nossa Senhora da Saúde
- O Que Te Faz Feliz?
- Arte e Património
- Arquitetura
- Capela de Nossa Senhora da Saúde
Em 1944, o padre João Vieira Resende, pároco da Gafanha da Encarnação, na sua Monografia da Gafanha, fala-nos assim das capelas em honra de Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova...
"Quando o povo da Cale-da-Vila reclamava uma capela de 1818, também já na Costa Nova se fazia sentir a falta de um templo, pois que os que lá habitavam ou trabalhavam tinham que se deslocar para a capela da Nossa Senhora da Conceição, na Vagueira, a uns três quilómetros, para ouvir a Santa Missa. (...)
Efectivamente, em breve se realizou êste desideratum, pois que Frei José Pachão, no século Jerónimo Pachão, das Aradas, naquele tempo já frequentador da Praia, fundou em 1822 ou 1824, com o auxílio das companhas e com esmolas do povo, uma capela de madeira, que dedicou a Nossa Senhora da Saúde. Ainda hoje, a uns 12 metros a noroeste da actual capela, quando o local é varrido das areias pelo vento, se podem ver as areias dos pilares construídos de adobos, em que assentava a capela. (...)
Com o tempo, a Praia começou a ser frequentada de banhistas, e a capela, pelo seu mau estado de conservação, pelas suas minguadas dimensões, e ainda por falta de asseio, não correspondia às exigências da Praia, cuja população crescia e se civilizava. Bem o compreendeu José da Graça, de Ílhavo, que, sendo gerente de uma das companhas, cheio de fé e activo, sugeriu o empreendimento que foi aplaudido e patrocinado. Com o concurso das outras companhas, pôs mãos à obra, e em 1890 tinha erguido a linda capela, que a brisa do mar beija a tôda a hora, numa saudação fagueira. Tem tido sempre capelão durante a época da pesca e balnear e, por Rescrito da Santa Sé, ali ficou desde 1930 Jesus-Hóstia, dia e noite, no Sacramento do seu Amor, a acolher as adorações das almas que O amam. E não está ali só, isolado: dias há com 10, 20, 30 comungantes, e à tarde também êsses e outros fiéis lhe fazem guarda de honra. (...)"
As companhas da Costa Nova - agrupamentos de pescadores que se associavam para compartilhar meios para a pesca, e ainda para repartir os ganhos da mesma, sempre foram muito devotas. A confiança no Divino fez sempre parte do seu quotidiano.
Em 2000 foi edificada a atual igreja matriz, também dedicada à Nossa Senhora da Saúde, e a capela passou a ter um papel secundário.
Avenida de Nossa Senhora da Saúde, Costa Nova do Prado
3830 - xx Gafanha da Encarnação, Ílhavo
GPS: 40°36'47.2"N 8°45'07.9"W
Google Maps: 40.613112, -8.752189