A classe Vouga
O Vouga é um barco de recreio e lazer e a única classe portuguesa de vela. De autoria e construção pelas mãos do mestre António Ferreira Gordinho, inspirado em técnicas de vela portuguesa, nas grandes escunas norte-americanas (onde esteve emigrado por cerca de quatro anos) e também nos condicionalismos técnicos de navegação impostos pelo Canal de Mira da Ria de Aveiro, surgem em 1923 os primeiros veleiros da classe Vouga, na praia da Costa Nova, no Município de Ílhavo.
No final dos anos 30 do século XX foi criada a “Classe Vouga” e nos anos 40 a Federação Portuguesa de Vela considerou-a "classe nacional", sendo disputados campeonatos nacionais até aos anos 60. Após um período de alguma inatividade e abandono, a “Classe Vouga” tem vindo a renascer, afirmando-se como elemento marcante na paisagem lagunar da Ria de Aveiro e na Vela Portuguesa.
A Associação Portuguesa da Classe Vouga (APCV), fundada em 2005, surge das necessidades de definir as características das embarcações tradicionais desta classe de vela, promovê-la e incentivar ao seu pleno usufruto quer para lazer, quer para a prática desportiva. É membro da Estação Náutica do Município de Ílhavo, onde se tem destacado pela defesa e dinamização desta classe de Vela.