Festival Rádio Faneca
- O Que Te Faz Feliz?
- Arte e Património
- Festas e Festivais
- Festival Rádio Faneca
Edição de 2020 reagendada e compatibilizada com a regulamentação nacional em vigor de combate à disseminação da COVID-19.
2020 edition rescheduled and adapted to national regulations to fight the spread of COVID-19.
Criação em Comunidade
Este é um Festival que só pode acontecer em Ílhavo, porque tem na sua génese a história das pessoas, das tradições e das vivências. As ruas do centro urbano são ocupadas por manifestações artísticas, exposições e performances, que resultam da visão e do trabalho criativo desenvolvido por diversos artistas e pelos residentes.
Rádio Faneca é a designação mais popular e mais conhecida do público das antigas Cabines de Som que animaram, durante várias décadas e num período em que a televisão ainda não se tinha afirmado em Portugal, o espaço mais urbano de Ílhavo aos domingos à tarde - centrado no Jardim Henriqueta Maia. Eram então emissões radiofónicas, com altifalantes pendurados nas árvores, que ofereciam momentos de confraternização e levavam os residentes e vizinhos das redondezas a sair de casa, em torno de uma emissão de música, de discos pedidos e publicidade. A comunidade apropriava-se do espaço público passeando, conversando, namorando, enquanto outros petiscavam pevides e tremoços comprados nas bancas das vendedeiras que animavam o jardim.
Atualmente é um festival onde se cruzam música, artes performativas e visuais. Convoca a comunidade a ser coprodutora e cocriadora, envolvendo-a na preparação, execução e implementação dos projetos. O programa convoca as memórias da vivência do centro histórico e dá-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias. Tendo como palcos o centro urbano e as casas de uma comunidade pró-ativa no festival desde o primeiro dia, o Rádio Faneca reúne vários domínios da produção e da atividade artísticas. Junta local e global, criando, através de um conjunto de expressões culturais e identitárias únicas, novas memórias e vivências no espaço público.
É uma organização 23 Milhas - o projeto cultural do Município de Ílhavo. Além de uma vasta programação em diversas áreas artísticas, o 23 Milhas promove a criação artística, a formação e o pensamento crítico, procurando cultivar a relação entre artistas e espetadores, bem como ativar território e comunidade. A sua atividade acontece em quatro espaços: Casa Cultura, Fábrica Ideias, Cais Criativo e Laboratório Artes.
Aceda aqui à nossa Agenda de Eventos...