Chafariz de Vale de Ílhavo
- Locais a Visitar
- Vale de Ílhavo
- Chafariz de Vale de Ílhavo
Segundo as informações obtidas pelo CDI - Centro de Documentação de Ílhavo, o processo que levou à construção deste chafariz em Vale de Ílhavo remonta a 1945, quando o Vale das Maias (zona do Município de Vagos a sudeste da povoação) passou a abastecer de água a cidade de Aveiro. Este abastecimento de água implicou que muitas das levadas de Vale de Ílhavo secassem. As azenhas tornaram-se inoperacionais devido à falta da força motriz gerada pelo correr da água.
A cerimónia de inauguração teve lugar no dia 21 de julho de 1946, com a presença de vereadores da Câmara Municipal de Ílhavo e da Câmara Municipal de Aveiro. Aliás, o chafariz ostenta os brasões dos dois municípios. Foi doado pela Câmara Municipal de Aveiro como forma de agradecimento pelo gesto da população de Vale de Ílhavo.
Na época houve gerou-se uma grande polémica, que se adensou ainda mais quando o Município de Aveiro, após se ter prontificado a pagar indemnizações aos proprietários afetados pela captação da água, só os compensou financeiramente muitos anos mais tarde, em 1952.
Rua Nossa Senhora do Alívio
Vale de Ílhavo
GPS: 40°34'24.6"N 8°39'17.0"W
Google Maps: 40.573499, -8.654710