Canal de Mira
Na Ria de Aveiro, o Canal de Mira inicia-se junto ao Triângulo Regulador de Correntes e ao Forte da Barra e prolonga-se para sudoeste até ao município de Mira, que lhe dá o nome.
No Município de Ílhavo, é no Canal de Mira que se localizam algumas das mais relevantes infraestruturas náuticas e piscatórias da região. Aqui se encontra implantado o Porto de Pesca Costeira de Aveiro, mas também diversos cais e ancoradouros vocacionados quer para as pescas artesanais quer para a náutica de recreio e desportiva, tornando-o num verdadeiro anfiteatro natural para a prática dos desportos náuticos. É nas margens deste canal que se encontram também implantados a grande maioria dos clubes náuticos locais bem como da oferta marítimo-turística. Na parte mais a sul encontra-se também uma vasta área dedicada à mariscicultura.
O Canal de Mira corresponde a uma área inserida também na ZPE Ria de Aveiro, propício para a observação de aves limícolas.
Nas suas margens encontram-se implantadas a Gafanha da Nazaré (que inclui a Praia da Barra), a Gafanha da Encarnação (que inclui a Praia da Costa Nova) e ainda a Gafanha do Carmo.
GPS: 40°37'48.6"N 8°44'19.0"W
Google Maps: 40.630153, -8.738614