Vila Africana



Monumento de Interesse Público
Classificado através da Portaria n.º 203/2014
"A região de Aveiro destaca-se pelo conjunto de imóveis Arte Nova do início do século XX, constituindo a denominada Vila Africana um dos seus mais significativos exemplos, e um autêntico repositório das características ecléticas que este estilo assumiu em Ílhavo.
Erguida entre 1907 e 1908, com projeto do pintor e decorador aveirense José de Pinho, destaca-se pela sua arquitetura de caráter erudito, cujo traçado equilibrado suporta uma diversidade de jogos volumétricos, pela exuberância decorativa da fachada principal e pelo notável conjunto de cantarias trabalhadas que exibe, a par dos emblemáticos azulejos policromos de temática variada.
Da propriedade fazem ainda parte o jardim e o muro envolvente, cujas cantarias e grades Arte Nova conferem grande unidade ao conjunto arquitetónico."
O doutor José Vaz, que a mandou edificar (1907 e 1908), terá desempenhado funções administrativas em Cabo Verde, nomeadamente na Parceria Marítima Africana, que o terá inspirado para lhe atribuir o nome.
A Vila Africana encontra-se implantada na antiga estrada nacional nº 109, na sua génese "estrada distrital nº 72, que se terá iniciado em 1867 e terminada algures entre 1870 e 1904. Esta via melhorou significativamente as ligações terrestres a Ílhavo desde e para outros polos de desenvolvimento regional e nacional. A sua abertura provocou uma verdadeira revolução no casco antigo da cidade de Ílhavo assumindo-se como principal eixo viário. Ganhou relevância relativamente ao anterior sentido de circulação dominante, que era praticamente perpendicular a este, numa época em que também o automóvel ganhou importância, tornando-se uma via de circulação rápida mais do que um arruamento urbano. (Paulo Anes, Ílhavo, Terra Milenar, 2017) Ílhavo verá mais adiante nova profunda alteração urbana, com a abertura da atual avenida 25 de Abril e ainda da também atual avenida Doutor Mário Sacramento, mais conhecida como "Avenida dos Capitães".
Rua Vasco da Gama, 105
3830-225 Ílhavo
GPS: 40°36'23.3"N 8°39'37.1"W
Google Maps: 40.606477, -8.660308
Visível