Capela Nova do Divino Espírito Santo
- Locais a Visitar
- Vale de Ílhavo
- Capela Nova do Divino Espírito Santo
No ano de 1954, uma comissão presidida pelo Padre Júlio Tavares Rebimbas, decidiu a construção de uma capela nova em Vale de Ílhavo, correspondendo aos desejos manifestados pelo povo deste lugar. A capela existente tornara-se demasiado pequena e pouco funcional. Para iniciar a obra, o Carlos da Silva Valente deu um terreno e a comissão deu início a campanhas diversas para a angariação de fundos. Por razões desconhecidas, os trabalhos foram interrompidos até que, em 11 de janeiro de 1971, o povo de Vale de Ílhavo reunido em Assembleia Geral Popular, decidiu retomar a iniciativa.
A 17 de maio constituiu-se a comissão responsável pela construção do novo templo. Em setembro foi entregue o estudo do projeto ao arquiteto Vieira de Melo. Este foi considerado inviável pela comissão que, em abril de 1972, resolveu entregar a orientação dos trabalhos ao arquiteto Pedro Corujo Bernardo. Este novo projeto foi aprovado a 7 de julho de 1973. A 18 de julho foi entregue a construção da obra ao construtor Manuel Carvalho Bernardes.
No dia 1 de setembro foi benzida e lançada a primeira pedra, pelo Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade.
No dia 1 de agosto de 1976 foi inaugurado o novo templo de Vale de Ílhavo, dedicado ao Espírito Santo, em cerimónia presidida pelo Bispo de Aveiro.
Rua dos Louros
Vale de Ílhavo, Ílhavo
GPS: 40°34'27.8"N 8°39'17.1"W
Google Maps: 40.574379, -8.654748