ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro
- Dossiers Temáticos
- Equipamentos e Serviços Públicos Locais
- ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro
Projeto-âncora do Cluster para o Conhecimento e Economia do Mar, e que resulta de uma parceria alargada, envolvendo a Universidade de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Oceanário de Lisboa, SA., o ECOMARE é uma unidade com um cariz único no território nacional, que engloba o Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar (CEPAM) e o Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (CPRAM).
Ao CEPAM - Centro de Extensão e de Pesquisa em Aquacultura e Mar, compete desenvolver atividades nas áreas de Biotecnologia Marinha, Ecologia, Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas, Oceanografia, Geologia e Geofísica, Engenharia Naval, Aplicações Robóticas Navais, Engenharia Costeira e Energia Offshore, incluindo Estudos Estratégicos para a avaliação de atividades económicas marítimas.
O CPRAM - Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos, dedicar-se-á a apoiar o resgate, a reabilitação e a devolução à natureza de animais marinhos, nomeadamente aves, répteis e mamíferos, bem como desenvolver investigação científica nas áreas de ecologia populacional e saúde animal, contribuindo assim para as atividades de conservação, investigação e sensibilização ambiental para o meio marinho. O CPRAM integra vários tanques destinados à reabilitação dos animais, laboratórios científicos multifuncionais e uma Unidade de Cuidados Intensivos, estando igualmente provido de um conjunto de sistemas de suporte de vida autónomos para o estudo de organismos marinhos.
Ambas as valências estarão, ainda, na base de um programa intenso de promoção da cultura científica e tecnológica, que constitui também um propósito deste equipamento, cofinanciado pelo Programa MaisCentro.
Com a criação do ECOMARE, pretende-se contribuir para conservar e dinamizar a biodiversidade e o património natural e, concretamente, produzir, organizar e dinamizar o conhecimento sobre o ambiente marinho. Esta missão fará do ECOMARE um polo de inovação capaz de produzir resultados científicos e tecnológicos, com forte impacto na cadeia de valor dos produtos e dos serviços ligados à economia do mar, no contexto nacional e internacional.
Visitas:
O ECOMARE é, apenas, parcialmente visitável. É apenas visitável na componente dos laboratórios de investigação ligados ao desenvolvimento de projetos de aquacultura ou outros correlacionados. As visitas ao ECOMARE relacionadas com o CRAM-Centro de Reabilitação de Animais Marinhos consistem, apenas, numa apresentação realizada no auditório do edifício. Esta apresentação mostrará, através de imagens, as várias atividades realizadas e alguns dos animais marinhos que já estiveram em reabilitação no ECOMARE. Os animais no CRAM não podem receber visitas diretamente, uma vez que não devem ser sujeitos à pressão gerada pelos visitantes e à contaminação que possam representar, ao mesmo tempo que os visitantes (particularmente as crianças) não deverão ser expostos a possíveis patologias que os animais admitidos e em tratamento possam apresentar. As visitas, limitadas a grupos com um máximo de 35 pessoas, podem ser agendadas para as terceiras quartas-feiras de cada mês, exceto em agosto, nos seguintes horários: 10h às 12; 14h às 16h; 16h às 18h. As marcações e reservas são efetuadas por ordem de chegada dos pedidos, que devem ser efetuados para o email visitas@ua.pt. No entanto, grupos das escolas dos concelhos de Ílhavo e de Aveiro têm prioridade para o primeiro e último períodos de visita, desde que a reserva seja efetuada com, pelo menos, 30 dias de antecedência.
Conheça aqui a reportagem do jornal O Público em 2017...
Porto de Pesca Costeira do Porto de Aveiro
3830-565 Gafanha da Nazaré
GPS: 40°38'19.2"N 8°43'42.2"W
Google Maps: 40.638676, -8.728379