Centro de Documentação de Ílhavo
- Dossiers Temáticos
- Equipamentos e Serviços Públicos Locais
- Centro de Documentação de Ílhavo
O Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) foi criado em 2012, apesar de a sua existência contar com mais de 5 séculos. O documento físico mais antigo existente no CDI é o Foral Manuelino, de 8 de março de 1514 (ainda que existam documentos anteriores em outros arquivos, que completam a história do Município).
O Centro de Documentação de Ílhavo teve origem com a documentação resultante, única e exclusivamente, da gestão administrativa do município. Com o passar do tempo, outras instituições foram surgindo, e com elas, a informação que produziam, incrementando e enriquecendo o seu espólio com Arquivos de Gestão Administrativa Municipal.
Na primeira metade do século XX, com a criação do Museu Municipal de Ílhavo, atual Museu Marítimo de Ílhavo, resultado dos esforços dos ilhavenses em salvaguardar e veicular a sua história, houve um esforço acrescido na recolha de informação histórica. Com a afirmação da "maritimidade" do museu, novos acervos foram surgindo relacionados com o Mar, a Ria, a construção naval, a pesca e o bacalhau, acentuando o vínculo do município à temática marítima, dando forma ao Centro de Documentação atual, que é muito mais do que a componente administrativo-municipalista. Além de fundamental para a História dos Ílhavos, o CDI é hoje um centro de interesse Nacional e Internacional em franca expansão.
Sistemas de arquivo que constituem o CDI:
a) Arquivos dos Órgãos Autárquicos:
- Câmara Municipal de Ílhavo;
- Câmara Municipal da Vila e Couto da Ermida;
- Assembleia Municipal de Ílhavo;
- Conselho Municipal de Ílhavo;
- Administração do Município de Ílhavo;
- Capitania-mor das Ordenanças de Ílhavo.
b) Arquivos do DOCMar (de temática marítima), parte integrante do CIEMar-Ílhavo (Museu Marítimo de Ílhavo), nomeadamente:
- Associação dos Armadores da Pesca Longínqua;
- Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau;
- Parceria Geral de Pescarias;
- Grémio dos Armadores dos Navios de Pesca de Bacalhau;
- Empresa de Pesca de Aveiro;
- Empresa de Pesca Brites & Vaz, Lda.;
- Estaleiros Manuel Maria Bolais Mónica;
- Indústria Aveirense de Pesca;
- Octávio Lixa Filgueiras;
- Porto de Aveiro;
- Estaleiros Navais de Viana do Castelo;
- Instituto Marítimo Portuário.
CIEMar-Ílhavo
Travessa Alexandre da Conceição
3830-196 Ílhavo
GPS: 40°36'15.3"N 8°40'03.1"W
Google Maps: 40.604235, -8.667540
Após 22.03.2021 o acesso aos equipamentos e serviços está condicionado a marcação prévia, no horário de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.