Gastronomia de Bordo - Ílhavo
- Dossiers Temáticos
- Capital Portuguesa do Bacalhau
- Gastronomia de Bordo - Ílhavo
Ao enigmático hábito português do consumo de bacalhau associou-se desde logo uma problemática invisível para muitos, mas deveras pragmática na sua essência - a logística da pesca, tratamento e distribuição de um peixe de difícil alcance, já que se pesca no Atlântico Norte e no Círculo Ártico...
Os pescadores e marinheiros do Município de Ílhavo, ao longo dos tempos, viajaram (e viajam ainda) em navios, primeiro à vela e depois a motor, para o pescar nos mares do Atlântico Norte. A culinária dos navios bacalhoeiros esteve sempre condicionada pela tecnologia disponível a bordo (e desde logo com a introdução do frigorífico, apenas na década de 30 do século XX) e as técnicas de conservação dos alimentos que, em cada época, era possível ter a bordo.
Para melhor valorizar o património desta culinária, e também a das comunidades piscatórias "do largo", todos os anos, antes de época natalícia, preparamos-lhe esta iniciativa, em torno das memórias, mas também da evolução e da inovação, da gastronomia bacalhoeira, nos restaurantes do município.
Restaurantes do Município de Ílhavo