Confraria Gastronómica do Bacalhau
- Dossiers Temáticos
- Capital Portuguesa do Bacalhau
- Confraria Gastronómica do Bacalhau
A Confraria Gastronómica do Bacalhau constituiu-se em Associação no dia 20 de Janeiro de 1999, na cidade de Ílhavo (Capital do Bacalhau).
O seu aparecimento resultou da vontade de um grupo de amigos que periodicamente se reunia em amenas cavaqueiras sempre “à volta da mesa” e, onde o bacalhau era prato obrigatório.
Após várias reuniões gastronómicas onde se discutiu de que forma o grupo se deveria associar, foi decidido constituir-se em Confraria e, numa homenagem a todos aqueles que participaram na grande epopeia que foi a “Faina Maior”, deu-se o nome de Confraria Gastronómica do Bacalhau, adoptando-se como traje, o Gabão preto, antigo traje de agasalho utilizado na zona de Ílhavo e, Pendão representando uma âncora com um bacalhau incrustado (da autoria do confrade Helder Viana), o qual é suspenso por uma fita de cor amarela e púrpura, cores do Concelho de Ílhavo.
Com a finalidade de dar a conhecer, em especial aos mais jovens, as ementas feitas à base de bacalhau e, dinamizar as várias maneiras de o confeccionar, assim como divulgar a história da epopeia da faina maior, pretende a Confraria Gastronómica do Bacalhau não deixar morrer tão rica gastronomia não só da região mas de todo o país onde o “fiel amigo” sempre foi o peixe de todos, ricos e pobres.
Os Confrades, nome dos elementos da Confraria, reúnem-se uma vez por mês em reuniões gastronómicas nos restaurantes do Concelho onde, para além de discutirem assuntos de interesse da instituição, apreciam a forma e a apresentação, de como é servida a refeição, que obrigatoriamente tem de ter um “prato” de bacalhau. Os assuntos tratados nas reuniões são publicados em jornais da região acompanhados por fotografias ou versos alusivos à reunião.
De destacar o facto da presença dos Confrades às reuniões ser sempre de 90 por cento.
É membro da Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas e parceiro na organização do Festival do Bacalhau.
Centro de Religiosidade Marítima de Ílhavo
Avenida Manuel da Maia,1
3830-048 Ílhavo
GPS: 40°36'06.6"N 8°40'12.8"W
Google Maps: 40.601829, -8.670230