Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB)
- Dossiers Temáticos
- Capital Portuguesa do Bacalhau
- Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB)
Entende-se por "Bacalhau de Cura Tradicional", o Bacalhau bem salgado e seco que foi previamente submetido a um processo de salga livre, seguido de um processo de maturação próprio e específico. O Bacalhau de Cura Tradicional face às características exigidas para as matérias-primas usadas (bacalhau e sal) e ao modo de produção tradicional e específico que comporta as fases de lavagem, salga, secagem e maturação/envelhecimento.
Características
Peixe inteiro de primeira categoria, com peso superior a 1,5 Kg, pele íntegra e musculatura bem estruturada e firme, coloração uniforme entre amarelo pálido e amarelo palha. Ao corte, a musculatura evidencia-se consistente, de cor amarelada com brilho iridescente. A superfície de corte apresenta os septos de tecido conjuntivo, que separam os feixes musculares (lascas) bem distintos.
Apresentação
Peixe Inteiro, com peso igual ou superior a 1,5 Kg, não pré-embalado, devidamente rotulado com as menções obrigatórias definidas na rotulagem;
Meio Peixe, resultante do corte longitudinal de um peixe inteiro com peso superior a 1, 5 Kg, não pré-embalado, devidamente rotulado com as menções obrigatórias definidas na rotulagem;
Em Postas, obtidas por cortes transversais e perpendiculares ao plano da coluna vertebral de um peixe inteiro com peso superior a 1,5 Kg, desde que pré-embalado obrigatóriamente na origem (pelo produtor) e devidamente rotulado com as menções obrigatórias definidas na rotulagem.
No final do século passado, indo ao encontro das necessidades dos consumidores, a indústria bacalhoeira portuguesa foi pioneira na investigação, desenvolvimento e industrialização do bacalhau demolhado ultracongelado.
Esta inovação permitiu disponibilizar no mercado um produto pronto a cozinhar que, simultaneamente, incorpora a melhor qualidade e sabor da secular cura tradicional portuguesa.
A indústria portuguesa é líder mundial na disponibilização desta forma de apresentação do bacalhau ao mercado.
Sendo a demolha do bacalhau salgado seco um processo que exige cuidados, este produto é adequado a uma nova forma de vida das famílias.
Famílias mais jovens e os consumidores em geral procuram cada vez mais produtos de maior conveniência.
Atualmente existe a perceção de que o bacalhau pronto a cozinhar assegura elevados níveis de qualidade e sabor associados à tradição.
Pela diversidade de formatos e praticidade oferecidos, trata-se também de um produto indicado para o sector da restauração.
As unidades industriais de bacalhau portuguesas estão equipadas com as mais recentes tecnologias e respeitam todas as exigências regulamentares em termos de higiene e segurança alimentar.
A atividade desenvolvida por estas empresas portuguesas tem origem secular, sendo o bacalhau um símbolo nacional. É mundialmente reconhecida a qualidade do nosso bacalhau.
PESCA SUSTENTÁVEL
Salvaguardar a capacidade das espécies, sem causar impactos negativos noutras espécies do ecossistema, sem prejudicar o seu ambiente físico ou capturá-las acidentalmente.
Em que consiste a pesca sustentável:
- Em considerar todas as espécies de vida marinha de um ecossistema.
- Em proteger as espécies marinhas sensíveis e os habitats vulneráveis.
- Em manter os stocks de todas as espécies alvo num nível saudável.
- Em usar métodos de pesca seletivos e que não destruam os habitats marinhos.
- Em manter a biodiversidade associada à pescaria.
- Em proteger o oceano garantindo eficiência energética e minimizando o uso de químicos e produção de lixo.
- Em operar de maneira social e economicamente justa e responsável.
Avenida dos Bacalhoeiros, 290, 2º esq.
3830-553 Gafanha da Nazaré
GPS: 40°38'11.5"N 8°41'36.4"W
Google Maps: 40.636465, -8.693538